Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

pais_e_responsaveis_-_novos_membros

Manual para Responsáveis

Sobre o Grupo e o Movimento Escoteiro no Brasil

O Grupo Escoteiro La Salle é uma associação de Pais, que firmou uma parceria inédita no Amazonas com o Colégio La Salle para trazer aos jovens da escola e da comunidade, um processo de educação complementar através da aplicação do Método Escoteiro.

Desde a nossa fundação em 16 de Julho de 2016, temos buscado a excelência em nossas atividades, o que resultou em várias conquistas e um aumento significativo do nosso efetivo. Hoje contamos com mais de 100 membros ativos, entre jovens e adultos.

O Grupo está associado à União dos Escoteiros do Brasil (UEB), organização reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, para dirigir e acompanhar as práticas escoteiras adotadas no país.

Atualmente existem mais de 100 mil escoteiros no Brasil e mais de 40 milhões espalhados pelo mundo.

Devido a nossa filiação à UEB, nossas atividades são regidas pelas normas nacionais desta instituição e os casos particulares são tratados pelo nosso regimento interno.

Processo de Ingresso

O nosso processo de seleção começa com a inscrição no site http://gelasalle.org, na opção “Quero Participar!”. Na página apontada por esta opção você encontrará informações sobre os ramos do escotismo correspondentes à cada faixa etária e sobre o horário de funcionamento do grupo.

Os ramos disponíveis são:

  • Lobinho(a): crianças de 6,5 a 10 anos
  • Escoteiro(a): jovens de 11 a 14 anos
  • Sênior/Guia: jovens de 15 a 17 anos
  • Pioneiro(a): jovens de 18 a 21 anos incompletos

Para os Adultos acima de 21 anos, existe a possibilidade de servir como voluntário e os interessados podem procurar a Diretoria do Grupo para receberem as devidas orientações.

Nossas atividades acontecem aos Sábados das 14:30 às 17:30, então é importante que o jovem interessado em ingressar no Grupo tenha disponibilidade neste horário.

Estes são os passos para ingressar no Grupo Escoteiro La Salle:

  1. Preencher o formulário de inscrição, acessado pelo botão “Pré-inscrição” na página http://gelasalle.org/quero-participar/.
  2. Aguardar o contato por e-mail com instruções sobre os próximos passos.
  3. Comparecer à reunião de pais, para conhecer um pouco mais sobre o Movimento Escoteiro e sobre o Grupo Escoteiro La Salle.
  4. Aguardar o resultado da seleção, conforme o número de vagas disponíveis. Você receberá um e-mail informando o resultado.
  5. Caso seu filho seja selecionado, você receberá um e-mail convidando para a primeira visita ao Grupo Escoteiro. O jovem deve usar uma roupa confortável e tênis nas visitas ao Grupo.
  6. Você também será adicionado à um grupo de mensagens para responsáveis de novos membros, onde serão passadas instruções e informações sobre o local das atividades.
  7. O jovem passará por um período de adaptação de aproximadamente 1 mês e avaliação pelo chefe da seção. Esse período pode ser maior, dependendo da adaptação do jovem e sua família. Após participar durante este período em atividades na sede, o chefe de seção informará se o jovem está apto a ser integrado ao Grupo. Esse período de adaptação é necessário e faz parte do processo para todos os novos integrantes dentro do Grupo.
  8. O processo pode ser interrompido a qualquer momento por vontade dos pais, do jovem ou no caso do chefe de seção perceber a impossibilidade de adaptação.
  9. Caso seja aprovado para integração, você deverá realizar a inscrição do jovem na União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e no Grupo Escoteiro La Salle, providenciando os seguintes itens:
    • Ficha de inscrição na UEB, totalmente preenchida e assinada.
    • Ficha médica do jovem, totalmente preenchida e assinada.
    • Cópia da certidão de nascimento e/ou RG, CPF e comprovante de residência. Se o jovem não tem CPF, tem que ser providenciado, pois é obrigatório.
    • Pagamento da taxa de inscrição da UEB para o responsável financeiro do Grupo Escoteiro La Salle.
    • Pagamento do kit-integração (lenço do grupo + arganel).
  10. Após cumprir todos os itens, o jovem será integrado na próxima reunião do Grupo, recebendo o lenço do grupo e o arganel do ramo.
  11. Caso o jovem não tenha o perfil ou não consiga adaptar-se às atividades do Grupo, você receberá um e-mail com o resultado da avaliação.

Tipos de atividade

Realizamos dois tipos de atividades:

  • Atividades de sede ou internas: São realizadas em nossa sede, no Colégio La Salle ou na nossa sub-sede, na Vila Olímpica de Manaus, sempre aos sábados, no horário de 14:30 às 17:30. Para estas atividades não solicitamos autorização escrita.
  • Atividades externas: São realizadas em lugares diversos, conforme o objetivo da atividade, e podem ser realizadas no mesmo dia e horário das atividades normais ou terem duração e horários diversos, de acordo com a necessidade. Estas atividades serão avisadas com antecedência e, para participar, o jovem precisa estar inscrito na UEB, apresentar autorização escrita assinada pelo responsável e estar em dias com seus compromissos com o Grupo.

Observações:

  • Jovens em processo de ingresso, só podem participar de atividades de sede, já que ainda não possuem inscrição na UEB.
  • Jovens já inscritos na UEB, mas que ainda não estejam devidamente transferidos para o Grupo Escoteiro La Salle, também só poderão participar em atividades de sede.
  • A presença do jovem em todas as atividades do Grupo é obrigatória e essencial para a evolução do mesmo no processo educativo realizado através do Método Escoteiro.

Registro Escoteiro e demais despesas

Para tornar-se membro do Grupo, o jovem precisa estar registrado na União dos Escoteiros do Brasil (UEB), o que implica em pagar uma taxa anual que dará direito à carteirinha e ao seguro escoteiro.

O Grupo Escoteiro La Salle não tem patrocinador, logo os mantenedores são os próprios responsáveis de seus associados, através do pagamento de uma mensalidade simbólica.

Consulte o responsável financeiro do grupo sobre o valor da mensalidade e sobre descontos para o caso de uma mesma família ter mais de um jovem registrado. Existem condições especiais para pagamento adiantado de semestralidade e anualidade.

Para NOVAS INSCRIÇÕES E RETORNOS, existe um valor pago como taxa para a UEB, dando direito à carteirinha da União dos Escoteiros do Brasil. No caso de novos integrantes, esse valor será pago junto com o lenço do Grupo e anel de lenço, o que chamamos de de “kit integração”. Consulte o responsável financeiro do grupo para saber os valores atuais.

Preparação para a Promessa

Após integrado e devidamente registrado, o jovem deverá continuar a estudar e se preparar para fazer sua Promessa Escoteira ou Promessa de Lobinho, conforme o ramo.

O momento de realizar a promessa é uma decisão conjunta do jovem, que deve sentir-se preparado para fazer este compromisso e do chefe de seção, que deve certificar-se que o jovem conhece e está disposto a seguir a Lei Escoteira, além de possuir habilidades básicas para o ramo em que está inserido.

Observação

O Chefe de Seção irá dizer o momento para adquirir o uniforme, não há necessidade de se antecipar ao pedido do mesmo.

Compra de Vestuário

Os Escoteiros do Brasil tem algumas opções de uniforme e vestuário, além de algumas opções especiais de acordo com a modalidade: básica, do ar ou do mar.

O Grupo Escoteiro La Salle é da modalidade básica e optou por usar o Vestuário Escoteiro. Portanto, ao comprar as peças, atente para a necessidade de comprar peças do vestuário e não do uniforme.

Abaixo uma relação das peças do vestuário:

Masculino:

http://www.lojaescoteira.com.br/camisa-manga-curta-jovem-azul-marinho-masculina-6697

http://www.lojaescoteira.com.br/calca-destacavel-caqui-masculina-6154

Feminino:

http://www.lojaescoteira.com.br/camisa-manga-curta-jovem-azul-marinho-feminina-7613

http://www.lojaescoteira.com.br/calca-destacavel-caqui-feminina-7200

Ao invés da calça, a saia pode ser usada também: http://www.lojaescoteira.com.br/saia-caqui-8340

Todos:

http://www.lojaescoteira.com.br/cinto-escoteiro-em-couro http://www.lojaescoteira.com.br/mei-o-escoteiro

O boné ou chapéu, depende do ramo:

Tropa Escoteira http://www.lojaescoteira.com.br/bone-de-escoteiro-caqui

Tropa Sênior http://www.lojaescoteira.com.br/boina-tipo-montgomery

Pioneiros http://www.lojaescoteira.com.br/chapeu-astraliano

Para Lobinhos as peças são da seção infantil:

http://www.lojaescoteira.com.br/camisa-manga-curta-azul-marinho-infantil-6690

http://www.lojaescoteira.com.br/bermuda-cargo-caqui-infantil-6500

Ao invés da bermuda, pode ser a calça, que vira bermuda: http://www.lojaescoteira.com.br/calca-destacavel-caqui-infantil-6532

Para meninas, a saia pode ser usada no lugar da calça:

http://www.lojaescoteira.com.br/saia-caqui-infantil-8386

http://www.lojaescoteira.com.br/cinto-de-nylon-azul-de-lobinho

http://www.lojaescoteira.com.br/mei-o-escoteiro

http://www.lojaescoteira.com.br/bone-de-lobinho

Pai de apoio

Além das responsabilidades de acompanhamento e participação na progressão do jovem, os responsáveis também devem estar dispostos a participar das reuniões de pais, colaborar na realização de eventos, manutenção e limpeza da sede, auxiliar na realização de atividades, quando solicitado e contribuir com seus conhecimentos para o crescimento do grupo.

Enquanto o responsável não assume um compromisso formal de voluntariado com o Grupo ele é chamado de “pai de apoio” e será requisitado para serviços esporádicos de acordo com a necessidade do Grupo.

Voluntariado

Após uma atuação mais constante e presente como pai de apoio, o responsável pode manifestar para a diretoria sua vontade de atuar como voluntário. A diretoria dará todas as orientações necessárias para que o responsável ingresse em uma das linhas de formação, para atuar como Escotista ou Dirigente, conforme seu perfil e avaliação da diretoria.

O Escotista trabalha diretamente com o jovem, na aplicação do Método Escoteiro e o Dirigente atua na administração do Grupo Escoteiro.

O Responsável será encaminhado para realizar o Curso Preliminar, disponibilizado pela Região Escoteira, que é o primeiro passo na formação nas duas linhas de atuação e após isso, será acompanhado por um voluntário mais experiente do Grupo, que será seu Assessor Pessoal de Formação.

pais_e_responsaveis_-_novos_membros.txt · Última modificação: 2021/07/03 13:10 por ruanjsb