Dia do Pioneiro – Parabéns Clã Oak

By junho 29, 2017Informativos

Hoje comemoramos o dia do Pioneiro, para celebrar essa data especial damos Parabéns aos nossos jovens Pioneiros (as) – Herbert Juliano Uchoa Fragata, Jessica Luize Kerkhoven, Pedro Porto Cunha e Rose Beatriz Monteiro da Silva e para marcarmos essa data tão especial para os jovens, apresentamos oficialmente a logo do Clã Oak.

Faremos aqui um breve resumo sobre a decisão do Clã Pioneiro por utilizar o nome Oak que em Inglês significa Carvalho, este nome tem referências no escotismo, como por exemplo, o Carvalho que existe até hoje em Gilwell Park um dos símbolos deste importante centro de formação de escotistas no mundo.

Outra referência importante para o nome está na série de livros “Rangers: Ordem dos Arqueiros” de John Flanagan, onde os aprendizes e Arqueiros recebem pingentes de folha de carvalho, como símbolo de sua formação.

Alguns Clãs Pioneiros (jovens de 18 a 21 anos) gostam de utilizar a mística da história do Rei Arthur e seus cavaleiros nas cerimônias. Os nossos jovens do Clã Oak optaram por usar a mística dos Arqueiros, pois estes parecem bem mais com os jovens escoteiros, com uma vida mais próxima da natureza, usando técnicas de sobrevivência e o principal: ajudando as pessoas sem querer autopromoção, muitas vezes sem que elas mesmo percebam que os Arqueiros estão lá para protegê-las.

Na logo é possível identificar dentro do Carvalho a Forquilha Pioneira, ela representa o firme propósito do pioneiro de continuar enriquecendo o processo de sua vida por pensamentos e ações melhores, os arcos trazem a referência visual a “Ordem dos Arqueiros”, e a Flor de Lis um dos símbolos mais conhecidos dentro do Movimento Escoteiro, provém dos antigos mapas, que a utilizaram na rosa dos ventos para indicar o Norte. Segundo Baden-Powell, representa “a boa direção que todo escoteiro há de seguir”. Por fim a tonalidade azul representa a tranquilidade, serenidade e harmonia, lembrando assim também a água, o céu e o infinito.

O Marco Simbólico do Ramo Pioneiro é “Tenho um projeto para minha vida” este marco incentiva os jovens a ir além, transformando o comum em algo extraordinário.

“A vida é curta; parte dela é desperdiçada por pessoas que se deixam levar por uma vida vegetativa. Um pouco de vagar por este mundo magnífico, enquanto se encontram, lhes dará esta abertura de espiritualidade e esta disposição amigável que desenvolverá a alma das pessoas a boa vontade e paz no mundo.” (Baden-Powell, Aventuras Africanas)

 

Conheçam um pouco mais sobre a atuação dos jovens do Ramo Pioneiro do Grupo Escoteiro La Salle no post do segundo Acampamento de Grupo.

 

*Texto participação do Mestre Pioneiro Ruan Josemberg Silva Belém