Segundo Acampamento do Grupo Escoteiro La Salle

By maio 21, 2017Eventos do Grupo

O grupo escoteiro La Salle realizou nos dias 29/04, 30/04 e 1/5 o seu segundo acampamento de grupo, com o tema A História do Movimento Escoteiro na Minha História. O local escolhido foi a Associação do Ministério Público do Estado do Amazonas, no Tarumã, que ofereceu uma infra-estrutura equilibrada capaz de atender todos os ramos.

O ponto de partida para a aventura foi o colégio La Salle. Lá se encontravam chefes, pioneiros, seniores, escoteiros, lobinhos, pais, voluntários e muito trabalho para carregar muito (mas muito mesmo) material para que nada faltasse nos três dias de acampamento. A quantidade de material e trabalho envolvido só não era maior do que a alegria dessa turma com energia para dar e vender!

Chegada ao acampamento

Hora de montar acampamento e ouvir atentamente as instruções dos chefes. Também teve entrega de certificados e a realização das cerimônias de promessa.

E aproveitar a experiência da vida ao ar livre e desafios que essa escolha impõe com muita habilidade e jogo de cintura, longe do conforto do lar.

O fogo de conselho

O Fogo de Conselho é o momento em que todos se reúnem em torno da fogueira para as tradições do Movimento Escoteiro, com apresentação de esquetes, músicas e reflexão.

As atividades do fogo de conselho tem como objetivo desenvolver a criatividade, a imaginação, a facilidade de expressão, a sociabilidade, as habilidades artísticas, a autoconfiança, a espiritualidade e, principalmente, a alegria do jovem.

Gostei muito da interatividade das patrulhas durante o acampamento. Por mais que fosse um acampamento com várias patrulhas diferentes não havia uma competição para saber quem era melhor que quem ali. Estavam ali por diversão e para conhecer melhor o Movimento Escoteiro.
Além disso fiquei marcado quando a chefia, os lobinhos, os pais e os pioneiros brincaram de queimada, pois ali tinha uma diferença de idades e tamanhos, e nada ali impossibilitou de todos participarem da brincadeira.

Herbert Fragatta

O Acampamento foi incrível, divertido e informativo, percebi que todos se divertiram, foi uma ótima experiência e um aprendizado muito grande. Vi o empenho dos Lobinhos, Escoteiros, Seniors, Pioneiros, Chefes e Pais voluntários, é um acampamento que com certeza será lembrado. Marcante pra mim por ter sido o meu primeiro acampamento no Grupo Escoteiri La Salle e não vou esquecer que foi nele que fui devidamente introduzido como membro do GE La Salle!

Pedro Porto

Neste acampamento o que me marcou foi poder ajudar os meninos dos outros ramos, pois foi a minha primeira participação efetiva em uma atividade grande e nunca estive "desse lado". A Cerimônia do "Fogo de conselho", deixou uma marca, pois fazia muito tempo que não participava de um, e trouxe recordações dos acampamentos que já participei desde que entrei no movimento, principalmente os que participei com meu antigo grupo de Brasília. Eles foram muito especiais para mim, tanto pelos momentos divertidos como principalmente pelas conversas com os chefes ao pé do fogo, ver como os jovens (lobinhos, escoteiros e sênior) olhavam para nós, com o olhar que eu tinha quando estava no lugar deles, é uma sensação muito diferente e especial.

Jéssica Kerkhoven

Durante a cerimônia foi entregue também ao chefe Ruan Belém o anel de Giwell, trazido de Gilwell Park, que é o centro mundial de treinamento de voluntários adultos e sede da associação dos escoteiros do Reino Unido, que fica em Londres, pelo chefe Fernando Borges de Moraes. Esse distintivo é outorgado aos escotistas e dirigentes que tenham concluído o nível Básico de formação.

Um acampamento que deixou saudades

O segundo acampamento do grupo escoteiro La Salle terminou com um ar de saudade, desejando que o próximo chegue logo. Graças a organização das atividade e apoio dos pais volutários, que foram além do esperado, conseguimos oferecer aos jovens educação para a vida em forma de desafios e jogos, com disciplina e leadalde. O Nosso muito obrigado a todos que se dedicaram ao planejamento e execução desse belo evento.