Skip to main content

Hoje o Grupo Escoteiro La Salle, associação sem fins lucrativos fundada em parceria com o Colégio La Salle de Manaus, mas aberto a toda a comunidade, completa seu primeiro ano de existência viabilizando a prática do Escotismo para mais de 50 crianças e jovens através do trabalho voluntário de mais de 20 adultos. Mas o que é o Escotismo?

O Escotismo não é uma ciência obtusa ou difícil. É, ao contrário, um jogo divertido, se for tomado em seu devido significado. Ao mesmo tempo é educativo e, como o perdão, beneficia tanto a quem concede como a quem o recebe”.

Com essas palavras, que incluem uma citação de “O Mercador de Veneza”, de Shakespeare, o General Robert Baden-Powell, nomeado “Lord Baden-Powell of Gilwell” pelo Rei da Inglaterra no início do século passado e conhecido mundialmente pelos jovens escoteiros simplesmente como “BP”, inicia seu “Guia do Chefe Escoteiro”, um dos primeiros documentos dirigidos aos membros adultos do movimento criado por ele em 1907: o Movimento Escoteiro.

O Escotismo, ou seja, a prática proposta pelo Movimento Escoteiro para crianças a partir de 7 anos de idade até jovens de 21 anos, surgiu em meio a uma miríade de influências e talvez tenha sido fruto mais de um sentimento do que de uma formulação racional complexa.

É bem verdade que foi pensado e seu fundador era um estudioso de uma série de artes, da guerra ao teatro, mas o sentimento embutido na concepção do movimento é um sentimento de amor e carinho pelo jovem, um desejo de proporcionar-lhe educação, através de práticas ao ar livre, artes manuais e boas ações.

Liderando pelos próprios membros juvenis, sob a coordenação dos adultos, a quem BP chamou de “irmãos mais velhos” dos jovens, o Movimento Escoteiro está presente em quase todos os países do mundo, algo sem paralelo em nenhuma outra organização educacional voltada aos jovens.

A razão de seu sucesso é óbvia: se bem aplicados, o programa educativo e o método utilizado no escotismo funcionam muito bem com os jovens, proporcionando-lhes lições de vida e momentos felizes!

Os grandes atrativos do Movimento Escoteiro para o jovem são seu estímulo à prática em artes manuais e mateiras e às boas ações concretas.

Nas atividades, prioritariamente ao ar livre, o jovem é estimulado a aprender fazendo, aprender pelo erro mesmo! O erro pode ser uma consequência da tentativa, mas o aprendizado decorrente disso tende a ser permanente e marcar a vida do jovem, com reflexos em sua atuação profissional e social.

Outro elemento fundamental do Método Escoteiro é o trabalho em equipe, voltado a competição, através de um sistema de autogestão que fomenta, por um lado, o surgimento de lideranças e, por outro, a disciplina de ser liderado e cumprir as missões estabelecidas.

O Grupo Escoteiro La Salle vem atingindo esses objetivos e, após 1 Ano de fundação, se firma, em parceria com o Colégio La Salle, como respeitável instituição de educação de jovens.

Agradecemos aos nossos voluntários adultos, os “irmãos mais velhos” dos jovens, sem os quais esse trabalho não seria possível. Agradecemos também aos pais pelo inestimável apoio e incentivo aos jovens membros.

Em tempos de internet, o Escotismo, com suas atividades ao ar livre, aventuras, jogos e acampamentos, nunca foi tão necessário e atual. Uma prova do acerto de seu visionário fundador que nós, do Grupo Escoteiro La Salle, temos a honra de dar continuidade, na certeza de que muitos anos, conquistas e aventuras ainda virão!

A DIRETORIA